sábado, 31 de outubro de 2009

Taxa de desemprego atinge 9,2%!!

Os dados revelados pelo Eurostat mostram aquilo que se está a passar no país, o fecho continuo de n fábricas, provocando por consequência um índice maior de pobreza que, infelizmente, será aquilo que nos espera nos próximos tempos... 9,2% é muito!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hipótese de demolição do Estádio de Aveiro!


O Estádio Municipal de Aveiro que é propriedade da EMA (Empresa Municipal de Aveiro) está em hipótese de ser demolido por ser um estádio demasiado caro para a respectiva Câmara.

Foi um dos 10 estádios construídos para o Euro2004 onde recebeu 2 jogos:

Rep. Checa 2-1 Letónia (15 Junho)
Holanda 2-3 Rep. Checa (19 Junho - um dos melhores jogos do Euro),
tendo uma capacidade de lotação de mais de 30.000 lugares. Hoje em dia é usado pelo clube local, o conhecido Beira-Mar que há várias épocas compete na II Liga.

A sua construção começou em Junho de 2001 e terminou em Setembro de 2003, tendo custado a todos os contribuintes a módica quantia de 62 milhões de euros que incluem, além do estádio, um terminal de autocarros, uma praça, uma alameda pedonal e um parque de estacionamento. A obra foi idealizada pelo famoso arquitecto Tomás Taveira e realizada por um consórcio de empresas composto pela Tâmega, Hagen, Meci e Ensul. Os equipamentos do estádio foram fornecidos pela Siemens e Daktronics e os espaços exteriores adjudicados à Somague.

Para além do custo excessivo, a polémica gera-se à volta da localização do estádio que está no Parque da Cidade que se situa na zona periférica de Aveiro, muito incómoda comparando com o antigo estádio Mário Duarte que ficava no centro da cidade.

Pergunto eu: como é que é possível que a hipótese de implosão esteja sequer a ser equacionada depois de terem posto todos os contribuintes a pagá-lo??? Tivessem pensado num projecto com futuro antes de terem decidido a toda a força avançar para a construção de um imóvel que hoje em dia é paisagem... Os interesses privados estão sempre acima de tudo!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tanto tacho!!


O XVIII governo constitucional vai ter 37(!) secretários de estado, sendo que 17 são novos, 16 transitam do governo anterior, onde 5 deles mudam de pasta. E quanto a assessores destes meninos todos e dos ministros?? Tanto tacho...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mais gente no desemprego - Delphi!

A fabricante americana Delphi vai fechar mais uma fábrica em Portugal. Depois da Guarda, onde foram despedidos cerca de 500 trabalhadores, foi a vez da fábrica em Ponte-de-Sôr que vai, por sua vez despedir, 430 pessoas.

A fábrica que produz vários componentes para automóveis para vários modelos, desde apoios, volantes e airbags, está sediada há 29 anos em Portugal e tem mais 3 fábricas: no Seixal, Castelo Branco e Braga.

Pessoalmente preocupa-me bastante, porque o cenário que Medina Carreira traça caminha a passos largos sem que ninguém se dê conta do quanto está grave a situação em Portugal. Que alternativas existem? Que políticas foram feitas nestes últimos 4 anos? O que fará esta gente desamparada numa província de escassa indústria? Preocupa-me! :(

sábado, 24 de outubro de 2009

Pedaços da entrevista de Medina Carreira ao Jornal de Negócios!


As melhores frases da entrevista de Henrique Medina Carreira, uma pessoa que admiro cada vez mais, ao Jornal de Negócios:
"Um dos políticos mais talentosos da segunda metade do século XX em Portugal" (refere-se ao então Ministro das Finanças Salgado Zenha).

"Estes partidos, com cada vez menos qualidade, com gente cada vez menos qualificada, pegam só no que é mais vistoso, no que rende mais votos, e não vão ao cerne dos problemas nacionais."

"E cada vez mais, a política depende da economia. Os políticos hoje não podem fazer senão estas aldrabices eleitorais, dão mais um subsídio aqui, tiram dalém."

"Hoje não temos ideias, pessoas, um país e esperança. Esse é o contraste entre 26 de Abril de 75 e Outubro de 2009."

"Nós já estamos entre a crise financeira e a social. Não a muito longo prazo - cinco anos - vamos sentir grandes dificuldades."

"Por exemplo, andaram a fazer pontes e auto-estradas onde não há carros, faz-me pensar que há negócio no beco."

"Se não mudarmos a economia, vamos estar numa pobreza como não conhecemos desde o princípio do século passado."

"O PS quer salvar a economia com as grandes obras e com dinheiro emprestado. Não quer que faça um grande elogio a estes cérebros, pois não?"

"... o português individualmente tem qualidades espantosas. Desenrascados, imaginosos, superficiais, atiram-se de cabeça. O grande defeito do português: não sabe trabalhar colectivamente... Um dos nossos grandes males foi nunca termos sido um país industrializado. [Somos] um país de comerciantes, de administrativos."

"Temos um ensino que é uma vergonha. A escola inclusiva quer dizer: um sujeito, quer queira quer não queira, quer estude quer não estude, quer saiba quer não saiba, tem que estar ali. Isto inquina toda a qualidade do ensino."

"... Esta ideia [da escola inclusiva] é uma burla da política portuguesa, é uma fantasia. O sistema educativo foi abandonado a umas loucuras e a uns loucos."

"Sou convidado mais vezes do que apareço. Excepto na RTP, que não é um orgão livre, onde não me convidam. A TVI também foi agora ocupada. Vou à SIC."

"No Estado Novo, um dos vícios da minha juventude era descobrir bufos nos cafés..."

O "novo" Governo de José Sócrates!

José Sócrates já elegeu o seu novo executivo para a sua segunda legislatura. Vou dividir os ministérios das pastas mais importantes para as menos importantes:

Pastas mais importantes:
- Ministro do Estado e das Finanças: Teixeira dos Santos
- Ministro da Justiça: Alberto Martins (novo)
- Ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento: José Vieira da Silva (muda de pasta)
- Ministra do Trabalho e Solidariedade Social: Maria Helena Santos André (nova)
- Ministra da Educação: Isabel Alçada (nova)
- Minitro da Agricultura, do Desenvolvimento rural e Pescas: António Manuel Serrano (novo)

Outras pastas também elas importantes:
- Ministra da Saúde: Ana Jorge
- Ministro da Administração Interna: Rui Pereira
- Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: António Augusto Mendonça (novo)
- Ministro dos Negócios Estrangeiros: Luís Amado
- Ministro da Defesa Nacional: Augusto Santos Silva (muda de pasta)
- Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Mariano Gago

Outras pastas:
- Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território: Dulce Pássaro (nova)
- Ministra da Cultura: Maria Ferreira Canavilhas (nova)
- Ministro da Presidência: Pedro da Silva Pereira
- Ministro dos Assuntos Parlamentares: Jorge Lacão (muda de pasta)

Ou seja, temos 7 caras novas e mantêm-se 9 caras já conhecidas do executivo anterior, sendo que 2 deles mudaram de pasta.

Os destaques de quem saiu:
- A ex-ministra da Educação: Maria de Lurdes Rodrigues
- O ex-ministro das Obras Públicas: Mário Lino

Conclusão:
Se reparam, saíram os ministros que tinham menos fama, mas mantiveram-se os ministros base do governo anterior. Num país em crise e perante os resultados das Eleições Legislativas, apetece-me dizer que:
Está tudo bem!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Saramago ataca!


José Saramago, o nosso prémio Nobel da Literatura, ataca novamente a igreja com frases bastante ofensivas e polémicas.

Pergunto eu: ó Saramago, não tens pó para limpar lá em casa, pá??

A igreja até está de parabéns! Conseguiu finalmente fazer as pazes com o seu maior inimigo de sempre, Galileu...