domingo, 11 de julho de 2010

Mundial Futebol 2010: Espanha é a Campeã do Mundo!!!



No último mês viveu-se em todo o mundo o fenómeno do Campeonato do Mundo em Futebol, pela primeira vez realizado no continente africano com uma final inédita e um campeão inédito - a Espanha! Os meus sinceros parabéns à equipa mais regular do torneio e aproveito para felicitar os meus amigos espanhóis que a esta altura festejam um feito grandioso que eu nunca deverei ter a possibilidade de o fazer em vida. Espanha que foi a campeã com menos golos marcados de sempre. Há um facto que deve aqui ser lembrado. A Espanha tem apostado muito no desporto nos últimos anos e tem tido muito sucesso em várias modalidades, não só no futebol. Falo do Basquetebol com vários jogadores na NBA, Andebol, Ténis, Futsal ou Hóquei em Patins. Foram campeões em todas estas modalidades. É de louvar!!


Faço a minha crítica a este mundial de futebol em todas as perspectivas, eu que gosto muito de futebol, como espectador e antigo praticamente.


O Mundial: Foi a primeira vez que não pude ver todas as partidas pelo facto de trabalhar, mas aquelas que vi e até nem foram assim tão poucas, não me deixou grandes memórias nem grandes jogos. Arrisco-me a dizer que foi um dos piores mundiais dos últimos tempos, tão mau quanto o de 1994 nos EUA. Este teve uma final emotiva ao contrário desse mundial que refiro, fazendo-o sobressair para melhor. O Holanda 2-1 Brasil, Uruguai 2-3 Holanda, Alemanha 4-1 Inglaterra,  Eslováquia 3-2 Itália ou até mesmo esta final foram os melhores jogos. As arbitragens foram muito regulares, embora tenham havido grandes tropeções em algumas partidas. A Espanha, por exemplo, foi sempre levada ao colo a partir do momento em que começaram os jogos a eliminar. Lembro do jogo contra o Paraguai, em que houve um golo limpo do Paraguai que foi anulado. No Alemanha - Inglaterra, a Inglaterra marcou o golo que daria o empate, um golo que toda a gente viu, menos os árbitros. Espanha que acabou por ser a equipa que quis sempre ganhar e acreditou sempre que isso seria possível. Acaba por ser uma campeã justa.


O melhor: O polvo Paul do aquário Sea Life de Oberhausen. :) O mundial não estava a sobressair e, nos últimos jogos, ele foi a grande figura, pois adivinhou todos os resultados dos jogos da Alemanha, mais o jogo da grande final. Não falhou, faz dele um herói e algo que o mundo inteiro deve pensar...


O pior: França, Itália e Inglaterra desiludiram e muito! A França pelos escândalos e pelas 3 derrotas, a Itália porque não jogou nada e saiu cedo, a Inglaterra de Capello que prometeu muito e não se viu.


O melhor jogador: O melhor jogador para mim foi Andrés Iniesta. A Espanha representa o Barcelona na sua forma de jogar e à falta de Messi, foi sempre ele quem fez a diferença e quem pôs a Espanha a jogar e a atacar. David Villa aproveitou sempre os erros adversários.


A surpresa: Uruguai. Ninguém esperaria que esta equipa fosse tão longe e que jogasse tão bem à bola. Deu luta a todas as equipas.


A revelação: Thomas Muller. Um jogador jovem de 20 anos fez um grande mundial pela Alemanha e acabou como melhor marcador com 5 golos.


Portugal: Portugal fez um mundial à sua imagem - paupérrimo. Aqui há uns anos atrás ouvia os miúdos dizerem que com Moutinho, Quaresma, Veloso, Ronaldo e tantas outras promessas teríamos uma equipa imbatível. Ronaldo foi péssimo, quanto aos outros nem falo. Portugal só fez golos à Coreia do Norte e muitos quando a equipa adversária desorientou-se. O jogo contra a Costa do Marfim foi muito mau com apenas 2 remates à baliza num jogo inteiro. O do Brasil não foi assim tão mau. O da Espanha, prometeu na primeira parte, pois defendendo mais ou menos bem, mostrou que a Espanha podia falhar. Mas Queiroz, a grande figura da selecção, resolveu dar ao adversário a vitória fazendo as substituições mais ridículas dignas de um amador. Portugal não terá futuro. Basta perceber isso quando vemos no Benfica, Porto e Sporting só jogadores estrangeiros, onde os do Sporting têm muito potencial, mas depois morrem como um peixe que acaba de ser pescado. Não há continuidade da formação para o escalão sénior.


Mais alguns factos: A Alemanha entregou pela segunda vez consecutiva o jogo à Espanha. Na final do Campeonato da Europa tal como nesta semi-final, não jogou um chavo, depois de ter feito um jogaço contra Portugal e a Argentina respectivamente.


Os grandes jogadores não apareceram. Falo de Messi e Ronaldo. Um mal se viu, o outro desiludiu.


As equipas africanas não evoluíram mesmo jogando no seu continente. A Europa continua a reinar e fez história em África, vencendo o torneio pela primeira vez fora da Europa.


Foi assim, na minha perspectiva, o Mundial de Futebol 2010 na África do Sul. Daqui a 4 anos há mais, no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário