sábado, 20 de novembro de 2010

Os 100 anos da História da República Portuguesa - I República


Queria falar deste tema que já vai com algum atraso, mas é sem dúvida importante não esquecer que estamos no ano em que se comemoram os 100 anos da História da República Portuguesa. Eu que gosto muito de História, confesso que este é o período que menos gosto da nossa História como civilização europeia e mundial, provavelmente porque foi um dos piores períodos e um dos mais conturbados. Tentarei resumir o que significa para nós, os que vivem o início do próximo século de provável República e Democracia, o período em que pouco ou nada fizemos e em que não nos identificamos com aquilo que somos hoje e o que éramos antigamente.

I República (1910 - 1926)

A grande revolta à monarquia teve início em 1890 quando o Império Britânico fez um Ultimato a Portugal devido ao projecto de unificação dos territórios compreendidos entre Angola e Moçambique, o chamado mapa cor-de-rosa. Isto provocou um grande descontentamento por parte da população que culminou em 1908 com o regicídio do rei D. Carlos e do seu filho Luís Filipe. Em 5 de Outubro de 1910, o Partido Republicano Português fez um golpe de Estado invadindo os Paços de Concelho em Lisboa implantando a República. O então rei D. Manuel II fugiu para Inglaterra.

Formou-se um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em 1911, foi aprovada a Constituição da República e Manuel de Arriaga foi nomeado Presidente da República. Foi adoptada a Bandeira Nacional Portuguesa que hoje conhecemos e o hino nacional. Com a Constituição, saliento a separação da igreja com o Estado e a lei do divórcio.

I Grande Guerra Mundial (1914 - 1918)

Portugal participou na guerra a partir de Fevereiro de 1916 devido à aliança secular que mantém com a Inglaterra. Além de Angola e Moçambique, foi na Flandres, na batalha de La Lys que 20.000 homens comandados pelo General Gomes da Costa defenderam as linhas da frente da guerra, naquela que foi a nossa 2ª maior derrota de sempre depois da Batalha de Alcácer Quibir no norte de África no séc. XVI. A desordem reinante em Portugal, o fraco moral das tropas e a sua não rendição por outras tropas foi a principal causa deste fracasso português.

Em Dezembro de 1917, houve em Lisboa uma revolução nacionalista chefiada pelo Dr. Sidónio Pais que saiu triunfante. Em Maio de 1918 foi eleito directamente como Presidente da República pelo povo, mas devido às tais desordens, desavenças e da agitação política que se vivia, é assassinado na estação do Rossio em Dezembro do mesmo ano.

Portugal desde da revolução que fez cair a monarquia nunca se encontrou. O país vivia na miséria, tinha uma fraca economia, sustentada pelas colónias africanas e uma dívida cada vez maior. O objectivo dos republicanos nunca teve o efeito desejado, onde o assalto ao poder era constante.

Acontecimentos importantes:

13 de Maio de 1917 - Aparição da Nossa Senhora em Fátima

30 de Março de 1922 - Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

Continua com a II República...

4 comentários:

  1. Aparecimento da nossa senhora de fatima é importante? looooooooooool

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida! :) Parece motivo de risota, mas do ponto de vista social moveu massas e, como sabes, ainda move. Hoje a religião não tem a mesma força de antigamente, mas continua a ser importante para uma sociedade. Olha para o mundo mulçumano! Fátima é um dos templos critãos do mundo. Do nada, passou a ser uma cidade. Pensa nisto: no tempo do Império Romano, os cristãos eram perseguidos e mortos. Séculos depois, passou a ser a religião do império. Mesmo assim, o império não se aguentou e partiu-se em 2! ;)

    ResponderEliminar
  3. O Pizza Hut consegue mover massas com 2 sentidos diferentes! :P

    ResponderEliminar