quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os professores devem emigrar

Vou ser franco. Desde que tomo atenção à política, nomeadamente à política que é praticada em Portugal cheia de meandros, que nunca tinha lido semelhante declaração tão chocante e ao mesmo tempo verdadeira. Há várias interpretações nesta frase que estalou toda a tinta:
  1. Pedro Passos Coelho como Primeiro-Ministro jamais poderá sair-se com tal frase. É uma pouca vergonha!!
  2. Significa que Portugal falhou! Para mim, é o resultado final de má política em anos consecutivos. Portugal à semelhança e a reboque de tantos outros países, formou demasiada gente perante o seu pequeno mercado de trabalho e economicamente não evoluiu. Isto é claro como a água e o resultado iria chegar. É pena que tudo de mau esteja a acontecer ao mesmo tempo.
  3. Emigrar é solução, sim é verdade. Para os tempos modernos em que se fala tanto de mobilidade, emigrar para adquirir novos conhecimentos e experiência é sem dúvida uma solução, mas é individual, nunca pode ser sugerida por um Primeiro-Ministro.
  4. Por último, significa que este governo, e aqui é que é mau, não tem capacidade para dar o próximo passo, ou seja, uma vez resolvido o problema das finanças, começar a dar independência ao nosso país que há muitos anos que a perdeu, pois depende e continua a depender exclusivamente do mercado e capitais externos.
Pedro Passos Coelho não esteve mal, esteve muito mal. Portugal e o governo português tem que contar com todos e tem, sobretudo, que reestruturar o seu péssimo sistema de ensino onde nem todos têm capacidade para seguir um curso superior, podendo ao invés disso serem quadros qualificados noutras tantas áreas que com o tempo morreram. Com isto, o pequeno comércio outro dos conceitos que desapareceu, tem que voltar a emergir e só assim deixar de uma vez por todas, sustentar os grandes interesses privados e económicos que manipulam a seu belo e próprio prazer este país que está na ruína...

1 comentário: