segunda-feira, 7 de maio de 2012

Os Donos de Portugal - Um vídeo Histórico


Aqui se percebe a real História de Portugal que faltava conhecer. Muitos parabéns ao documentário de Jorge Costa e à RTP por terem elaborado um pedaço totalmente desconhecido da nossa História pelo grande público. Tudo aquilo que aqui se vê confere com a realidade actual. Um Estado que protege os seus interesses, pois o Estado é composto por estas grandes famílias que, na realidade, são todas elas a família que controla Portugal, a elite de Portugal, os Donos de Portugal. O Zé Povinho paga e alimenta-os. Daqui se percebe como a alta burguesia, sempre beneficiada de grandes favores e contornos à lei, consegue permanecer sobre no poleiro à custa do esforço mal remunerado da classe operária. É por isso que eles se protegem uns aos outros. É por isso que o nosso Parlamento é composto pelos administradores das grandes empresas que têm negócios com o Estado. É por isso que esses deputados têm associações com as maiores empresas de advogados que os protegem e fazem contornar a lei com decretos confusos. É por isso que grande parte desses deputados que nunca foram ninguém na vida, sendo favorecidos pelo partido, têm hoje posições em altos cargos de empresas que nunca sonhavam ter. E é assim que se percebe que todos eles se protegem, porque tal como disse, todos eles fazem parte da mesma família - a Maçonaria!

Creio que este documentário veio consolidar tudo aquilo que tenho vindo a escrever ao longo do tempo e a supor. É a História de Portugal. É assim e sem a inversão total das coisas, assim irá continuar. A alta burguesia perdurará onde está. O Zé Povinho, parvo, ignorante e totalmente de acordo com aquilo que se pensa e aquilo que fazem, abana a cabeça e aplaude. Eles agradecem. As suas contas bancárias também!  

2 comentários:

  1. Já conhecia o vídeo; gostei muito das tuas considerações sobre o mesmo...

    ResponderEliminar
  2. Há um conjunto de informação recente que foi complementada com este documentário e que qualquer pessoa pode concluir que vivemos tempos conturbados, especialmente porque a alta burguesia meteu água, e mais que isso inventou algo novo - capitalismo assegurado pelo Estado. Mais do que nunca, o Zé Povinho está a suportar as fortunas desta gente...

    ResponderEliminar