segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Coragem, Madeira!


Deixo uma mensagem de coragem e força ao grande povo da ilha da Madeira, onde tenho dois irmãos de Erasmus além de outros amigos que não mereciam tamanho desastre natural. As imagens são impressionantes e é um marco que nos faz reflectir acerca do mundo que estamos a alterar sem nos darmos conta. Também na Madeira tais mudanças se sentem, onde da paisagem habitual de fajãs, montes, montanha ou bananeiras, deram em muitos casos lugar a casas, prédios e a estradas das quais testemunhei surpreso, mas alegremente satisfeito da evolução que aquela ilha sofreu desde os meus 12 anos onde a vi tão pobre socialmente, mas tão rica em matéria-prima.

Há uma verdade que não podemos contornar. A água passará sempre pelos mesmos ribeiros onde outrora passou, existindo ou não mão humana, acabando sempre por desaguar no mar. Havendo ou não erro humano na habitual construção desenfreada existente por tudo quanto é lugar, em especial neste país, casos como este em que vitima pessoas que não têm culpa de tais acontecimentos, continuará sempre por existir.

Agora façamos como um vez disse o grande Marquês de Pombal: "há que enterrar os mortos e cuidar dos vivos". E eu sei que pela força de vontade e querer, o povo Madeirense há-de conseguir superar tamanha dificuldade e enaltecer a sua grandeza e cor que fazem daquela maravilhosa ilha, um dos lugares mais bonitos de sempre que já pude visitar!

Ficam as imagens para um dia mais tarde as recordarmos:

Sem comentários:

Enviar um comentário