sábado, 4 de setembro de 2010

Caso Casa Pia, chegou ao fim?

O longo processo da Casa Pia terminou hoje após 6 anos com grande satisfação para todos. Creio que se tenha feito justiça, se bem que muitos dos outros suspeitos entretanto não considerados arguidos como Paulo Pedroso do PS, muito possivelmente deveriam também aqui estar presentes.

Sendo assim, foram considerados culpados:
Carlos Silvino: 18 anos

Carlos Cruz: 7 anos
Ferreira Diniz: 7 anos
Jorge Ritto: 6 anos e 8 meses
Hugo Marçal: 6 anos e 2 meses
Manuel Abrantes: 5 anos e 9 meses


Foi absolvida Gertrudes Nunes, dona da tal casa de Elvas. Ser cúmplice ainda pode compensar...

Obviamente que todos eles interpuseram recurso e tal como manda a lei, tem efeito suspenso imediato na pena aplicada. Portanto, estão novamente todos em liberdade. Com isto, resta a saber quanto tempo mais demorará o processo, que voltas e instâncias ainda deverá passar. Relembro que Isaltino Morais teve 7 anos de prisão efectiva e perda de mandato e depois de interpor recurso e sendo julgado por um tribunal de instância superior, a pena foi reduzida para 2 anos e não perdeu o mandato.

Isto é que é a verdadeira face da Justiça portuguesa. Os casos nunca têm um fim. Há sempre hipótese a um recurso com as mesmas provas e o mesmo caso,  querendo para mim isto dizer que toda a investigação e processo não valeram de nada, pois vão ser avaliados por outras pessoas exactamente da mesma maneira. A lei por si só perante este cenário não é clara, pois um julgamento de um juiz deveria ser ímpar, isto é, o acordão é soberano o suficiente para uma decisão final. Acho isto incompreensível do lado verdadeiro da justiça, do lado da canalhagem e "outras amizades", um bem adquirido.

O processo Casa Pia chegou ao fim? É claro que não, ainda agora começou...!

2 comentários:

  1. Vamos ver quanto tempo durará mais o processo Casa Pia. Enfim, com recursos e afins, a justiça lá vai ficando por se fazer.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário. Quanto tempo durará? O suficiente para prescrever o processo. Se Marinho Pinto assim o diz, o homem que a cada processo que envolve o PS ele chega-se à frente para o defender, acredito plenamente na sua palavra...

    ResponderEliminar