segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As abelhas estão a desaparecer...



Imagem como esta pode ser uma raridade daqui a alguns anos e ninguém sabe porquê. Um artigo do público chamou-me à atenção (ler aqui), onde se fala do desaparecimento em maior massa das abelhas em Portugal. Pelo título ainda pensei que fosse devido a José Sócrates e decidiram emigrar. No entanto, o fenómeno tem vindo a aumentar em todos os países desde há uns anos para cá e nos EUA já é alvo de forte alarmismo. Na Alemanha, França e Inglaterra o problema dá que falar. Será que alguém irá tomar atenção e importância a este assunto deveras preocupante?


Têm-se discutido que os pesticidas ou doenças que matam as rainhas são as principais causas do flagelo, mas a nova teoria das radiações provocadas pelos telemóveis está a ganhar terreno. A verdade é que a comunidade científica não consegue explicar porquê. Em Portugal, os apicultores dizem que as colmeias têm rainhas e estão em terrenos agrícolas que usam pesticidas, mas revelam que é a colmeia em si que não se consegue sustentar...


Deixo uma frase proferida por Albert Einstein que diz tudo: "Quando as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem tem apenas quatro anos de vida. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana".

5 comentários:

  1. O filme da Abelha cuja voz é feita pelo Nuno Markl alertou bem para esse problema. É sinal que já no mundo do cinema se quer transmitir essa mensagem. É de facto muito preocupante.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Eu como me recuso a dobragens seja elas quais forem (excepções que me lembre do Dragonball e Ren & Stimpy), não sabia que quem tinha feito voz de abelha era o Nuno Markl. Só conhecia o Bee Movie com a voz do enorme Jerry Seinfeld!

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido falar deste problema, mas não lhe tinha dado a devida atenção, infelizmente. Agora que vi aqui, decidi ir ler um pouco sobre o assunto e penso que se lhe devia dar maior importância.

    Onde li, dizia que pode haver várias causas para a morte das abelhas e que em Portugal não é tão alarmante como noutros países. Contudo, penso que não se deve encarar isto de ânimo leve e se há medidas a tomar que se comece já.

    Muitas vezes o problema é pensar-se sempre a curto prazo e como no nosso país por enquanto não é tão grave como em outros, vai-se deixando andar.

    É inevitável dizer, mais uma vez, errado.

    ResponderEliminar
  5. Patrícia, mais uma vez obrigado pelo comentário.

    O estado da Agricultura neste país é aquilo que sabemos. A partir do momento em que o preço do pão sobe devido aos incêndios na Rússia que fazem subir o preço do trigo, pois importamos 80% dali, quem manda não se importará muito com o que se passa com as abelhas.

    Basta passar pelo Alentejo e ver que está tudo ao abandono ou saber quantos incêndios e quanta área ardida se perdeu este ano para se perceber que é uma questão inútil para esta gente. O que é importante é o Orçamento do Estado. O resto é paisagem...

    Os Ministérios da Agricultura, Ambiente e Planeamento do Território simplesmente desde há anos que não existem. Limitam-se a "gerir"...

    ResponderEliminar